sábado, 3 de dezembro de 2011

Dicas para professores de berçário - parte 3





 Ansiedade de Separação

              Por : Sondra Sanders

     A ansiedade de separação é uma etapa normal no crescimento comportamental dos bebês, e ocorre em idades diferentes para todas as crianças. Alguns bebês ficam bem quando dizem tchau para seus pais por meses mas de repente ficam assustados quando pensam no pai ou na mãe saindo.


Aqui estão algumas dicas para ajudar você a amenizar a ansiedade de separação:

- Incentive os pais a se despedirem e sairem da sala. Distraia a criança com um brinquedo ou livro especial. Segure a criança no colo e cante se ele estiver especialmente chateado. Mantenha contato visual e fale suavemente com a criança. Peça aos pais para ficarem em silêncio se  retornarem para verificar como está sua criança - ver a mamãe ou o papai voltar e sair de novo pode se transformar numa choradeira outra vez.
- Os pais devem assegurar a sua criança que eles vão voltar. Desencoraje os pais a prolongarem a despedida ou a sairem de fininho quando a criança não está olhando. Seja atencioso (a) com os pais - muitas vezes eles lutam com a separação mais do que os filhos.
- Se necessário, proporcione uma transição gradual tendo pais que ficam e brincam com seus filhos. Os pais podem conversar sobre como é divertido estar com outras crianças.
- Os pais devem explicar que eles estarão indo mas que eles vão voltar logo. Isso ajuda a dar um tempo para que as crianças possam se relacionar, já que "a mamãe voltará depois do lanche".

Sondra Saunders é líder do ministério  infantil da Igreja Batista de Prestonwood com mais de 5.200 crianças em Plano, no Texas.

Textro extraído e traduzido por mim de http://www.childrensministry.com/

Nenhum comentário: