quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Dicas para Professoras de Berçário - parte 1


Dicas para Professoras de Berçário (0 a 2 anos)
(Por Joyce Meyers)
"Dicas sobre o crescimento espiritual do Bebê

Os bebês são jovens demais para aprender sobre Deus e crescer espiritualmente? O ministério infantil deveria incluir estas crianças tão pequenininhas? De acordo com a Bíblia, nunca somos jovens demais para aprender sobre o Pai Celestial.
Ambientes Cheios de Fé

Não faz muito tempo, uma voluntária do ministério infantil me disse que os pequenos simplesmente não podem aprender e entender conceitos espirituais como as crianças mais velhas. Talvez outros na sua igreja concordem com a impressão dela sobre as habilidades de aprendizado dos bebês. A verdade é, porém,que esta fase da infância pode parecer simplista para os adultos, no entanto, é um primeiro passo vital no crescimento espiritual.
Os relacionamentos são centrais para o crescimento espiritual saudável dos pequenininhos. Lactentes e bebês maiorzinhos  criam laços com os pais, com os avós, com os professores, e com outras pessoas que cuidam deles, que cuidam das suas necesidades físicas e emocionais. Pelo fato de os adultos cuidarem de suas necessidades, as crianças desenvolvem um senso de confiança. De acordo com o psicólogo Erik Erikson, as crianças que aprendem a confiar desenvolvem a esperança. E Hebreus 11:1 nos diz, "Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a prova das coisas que não se vêem."  Nos dois primeiros anos de vida, os conceitos fundamentais da formação espiritual - fé e esperança - são desenvolvidos.
Além disso, enquanto cuidam das necessidades físicas e emocionais dos bebês, os adultos ensinam a eles a linguagem da fé. Quando acalmam um bebê que está chorando, por exemplo, um professor canta uma canção sobre Jesus. Na salinha, as crianças ouvem sobre Noé e a Arca. E os pais conversam sobre Deus e Jesusno seu dia-a-dia com os bebês. É daí que vem o crescimento.
Ministério com os Bebês

Você pode dar suporte ao crescimento espiritual dos bebês usando estas dicas:

• Leia para os pequenos obre Deus e Jesus. Bíblias simples para as criancinhas tais como os livrinhos sobre a Criação de Deus, os animais, e a família são ótimas opções.
• Converse frequentemente sobre Deus e Jesus.
• Diga constantemente às crianças que Jesus as ama.
• Use os momentos de ensino para destacar verdades espirituais.
• À medida que as crianças aprendem a falar, ajude a acrescentar no vocabulário delas palavras da nossa fé tais como Deus, Jesus, Bíblia, e orar.
• Envolva as criancinhas em atividades espirituais como adoração e oração.
• Saiba que os bebês e as criancinhas realmente aprendem na igreja.
• Convide os pequenininhos para ocasiões especiais de adoração como o Culto de Natal.*
• Incentive os pais a terem seus filhos menores presentes durante os momentos de oração em casa.
• Ore com seus aluninhos. Explique a eles que a oração é falar com Deus.
• Faça da oração uma parte da rotina em sala de aula.
• Lembre-se que as crianças descobrem Deus desde a infância. Paulo escreveu para Timóteo "desde a infâcia sabes as Sagradas Escrituras" (2 Timóteo 3:15)."

Joyce Meyers tem um Ph.D. em Educação Infantil. Ela dá aulas de educação infantil na Universidade Batista de Dallas.

Traduzido e adaptado por mim do site: http://www.childrensministry.com/articles/tips-for-baby-spiritual-growth

*Sugestão feita pelo site de origem, no entanto, na igreja em que sou membro nós não comemoramos mais o Natal no dia 25 de dezembro, pois trata-se de uma festa de origem pagã com raízes ocultistas e nada tem a ver com o nascimento do nosso Senhor Jesus Cristo. Ele nem sequer nasceu nesta época. Portanto, a sugestão do site Children's Ministry vale apenas para aqueles que ainda o comemoram, é claro.

Nenhum comentário: