terça-feira, 28 de setembro de 2010

Sugestões para tias de berçário, maternal e jardim

Bem, eu já tinha ministrado aulas para juniores antes. Então me vi diante de uma classe de berçário (0 a 3 anos) e não sabia tinha muita coisa (material, idéias,etc...) para essa faixa etária. Mas ter uma filha de 2 anos me ajudou bastante. Observá-la e brincar com ela e orar com ela e lhe contar histórias me deu muitas idéias do que eles gostam e como fazer atividades com crianças dessa idade. Papai do Céu é muito Bom e me ajudou a montar estratégias para a Classe.
Sendo assim, gostaria de compartilhá-las com outras professoras porque acho que pode ajudá-las. Que Deus abençoe a todas. Segue abaixo uma das primeiras coisas que fiz quando assumi a Classe do Berçário (0 a 3 anos - e alguns de 4 anos). Espero que seja útil.

Esta é uma bolsinha feita de EVA. Cada criança da Classe recebeu uma com seu nome e um bonequinho (meninos) ou bonequinha (meninas).


Dentro de cada bolsinha, foi um caderno de desenho pequeno e encapado com um plástico para proteger o caderno. Na primeira página tinha um desenho com o nome da criança.
Utilizei a idéia do caderno porque na nossa igreja não usamos Revistas de Aluno. Temos apenas uma, da qual xerografamos as atividades, e aí aproveitei para colá-las no caderno. Além das atividades normais da Revista, também colocava outras atividades, como por exemplo, um bolsinho para guardar o jogo de quebra-cabeça que confeccionamos na sala de aula. Eles adoraram!
Além dessas atividades, acrescentei também ao caderno uma tabelinha com espaços para colar corações de EVA coloridos (cada semana uma cor). Como na foto, a criança recebeu no dia 06 de junho um coração pela presença e mais um coração por ter trazido de casa a lição feita. A idéia era que ao final de cada mês a criança que tivesse o quadro completo receberiam um brinde. Isso serviu de incentivo para os pequenos, que cobram seus coraçõezinhos coloridos (no começo eu usava estrelinhas - passei a usar coraçõezinhos para variar um pouco).

Nenhum comentário: